logocima4

Welcome to the jungle

Em medidas exatas, Jungle é um painel composto por 110 folhas tamanho A3 que, juntas, compõem uma imagem de 2,70×4,20m. Tal combinação evoca o aspecto de uma floresta tropical. No universo impreciso das poéticas, contudo, Jungle é bem mais que isso.
Trata-se de uma experiência de montagem – de uma ideia de arte e, também, de natureza – que Marcelo Fialho e Marco D Julio jogaram no mundo para que seja constantemente rearranjada. Jungle é, nesse sentido, um sem fim de possibilidades. Cada folha é um universo em si, e cada nova montagem uma nova floresta.
Seus traços fortes, suas cores estridentes e sua escala nos remetem à arte urbana – que precisa ser vista de longe para acontecer. Mas jungle é também um invólucro, que cria floresta onde não tem, que transforma um cubo branco em mata fechada.
Além de uma estampa reproduzível, Jungle é o resultado nunca igual da combinação livre de 110 imagens que geram uma infinidade de originais. Mais do que uma peça de design, Jungle é uma maneira de pensar o design.
O projeto surgiu de um incômodo da dupla com relação às paredes brancas do apartamento onde vivem. Era necessária uma solução razoavelmente barata, que refletisse o prazer que sentem com o entorno natural da cidade e que permitisse maior grau de autonomia que o habitualmente oferecido pelo mercado.
A solução “inventada” foi, então, desalinhar as escalas entre dentro e fora, fraturar as fronteiras entre natural e artificial, desenhar uma paisagem construída por memórias e invenções, estabelecendo um espaço de articulação entre intensidades, desejos e afetos.
Mas Jungle não para por aí.
As imagens criadas por Marco e Marcelo, oriundas de coletas feitas durante caminhadas e perambulações na cidade onde vivem, Florianópolis, são disponibilizadas para download aqui no site, com o objetivo de democratizar seu acesso. Pode ser aplicado conforme mapa explicativo ou de forma aleatória. Além disso, o arquivo é também disponibilizado aberto (em vetor) para que o usuário tenha completa liberdade para adequá-lo às suas necessidades, utilizando-o no formato original, em partes e mesmo alterando suas dimensões e cores, que podem ser utilizadas e combinadas de diferentes maneiras.
A proposta dos tropicalistas é justamente compartilhar com as pessoas o processo criativo de uma obra em que o resultado final tanto é a soma de seus usos como o que é singularizado por cada participante. Jungle é, assim, uma obra que não tem fim.
Importante: as imagens podem ser reproduzidas por impressoras caseiras ou profissionais, em diferentes suportes, ainda que tenham sido pensadas originalmente para papel. Os lambes podem ser aplicados sobre muros ou paredes, internos ou externos, com cola branca diluída. Não requerem profissional especializado. Ao contrário, tão ou mais importante que o resultado e que as eventuais bolhas ou outras imperfeições, é a experiência envolvida.
Em 2014 o projeto foi premiado pelo 4º Salão Internacional de Design de Superfície de Santa Maria.
Mônica Hoff

Marco D.Julio + Marcelo Fialho

Somos um laboratório de pesquisa, experimentação, desenvolvimento e divulgação de projetos e práticas culturais e artísticas em diferentes linguagens. Inspirados na riqueza da cultura brasileira, nossos trabalhos são caracterizados por sua diversidade. Discutimos os limites e os diálogos possíveis entre arte, artesanato e design. Nosso olhar está voltado para a fusão da tradição artesanal com as novas tecnologias. Acreditamos na potência do encontro entre produtores responsáveis e consumidores éticos. Focamos nas pessoas, buscando a integração entre bem-estar individual, sócio-cultural e ambiental.